REDES DENTRO DE REDES


REDES DENTRO DE REDES


Em 2001 quando começamos o movimento Aliança pela Infância no Brasil, iniciamos um aprendizado do que é rede, até hoje um imenso desafio para todos os que integram uma rede ou aliança. Não estou falando somente de redes virtuais mas de redes reais.
Para entender o que é uma rede, nada como as imagens. Observemos uma teia de aranha: ela vai se tecendo a partir de um centro e vão se criando pontos de intersecção e conexões que unem estes pontos. Trazendo para um movimento, os pontos são as pessoas ou as organizações que se conectam entre si através de vínculos, de valores, de idéias, de objetivos, de projetos, etc. A rede funciona de forma horizontal, não de forma piramidal onde existe alguém que está por cima e que tem mais poder ou incidência sobre as bases.
Redes, alianças, são uma recente e desafiadora forma de funcionamento, na minha leitura, um caminho sem volta que inaugurou este século nos mais diversos âmbitos. No tema que nos diz respeito - Infância, Educação, Culturas, Desenvolvimento - temos vários exemplos e as redes de pessoas, iniciativas, instituições crescem sem parar. Assim, a riqueza de trocas de conhecimentos, experiências, criatividades e formas de organização, são absolutamente fascinante.
Entrem neste túnel de redes que aqui sugiro e, embora vocês possam se perder, não deixem de voltar sempre ao seu centro, às suas verdades que são o motor das verdadeiras transformações.
E aumente esta rede com suas contribuições e dicas.
Boas viagens!

ALIANÇA PELA INFÂNCIA - Aliança pela Infância